domingo, 9 de dezembro de 2012

Psy se desculpa por rap que pede morte a soldados dos EUA.




O rapper sul-coreano Psy, autor do hit "Gangnam style", divulgou nesta sexta-feira (7) um pedido oficial de desculpas por ter cantado um rap pregando a morte de soldados norte-americanos, segundo sites da revista "Rolling Stone" e do canal de televisão MTV, que reproduziram a declaração.

Segundo a revista sul-coreana "Haps", Psy teria participado de show da banda de rock  Next, em
Rapper sul-coreano Psy, recebe prêmio de melhor vídeo no MTV EMA 2012
2004, e durante a canção "Dear american", cantou os versos: “Mate esses ianques malditos que estão torturando presos iraquianos / Mate esses ianques malditos que os mandaram torturar / Mate as filhas, as mães, as noras e os pais deles / Mate todos de um jeito lento e doloroso”.
No pedido de desculpas reproduzido pela "Rolling Stone" e a MTV, Psy disse: "Como um orgulhoso sul-coreano educado nos EUA, que viveu lá uma significativa parte da minha vida, eu entendo os sacrifícios que os homens e mulhres norte-americanos em serviço fizeram para proteger a liberdade e a democracia do meu país e do mundo. A música - de oito anos atrás - era parte de uma reação emocional profunda à guerra no Iraque e ao assassinato de dois civis coreanos inocentes que integrou o sentimento antiguerra geral, compartilhado por outras pessoas do mundo naquela época. Se por um lado estou grato pela liberdade de me expressar, aprendi que há limites de linguagem apropriada e lamento profundamente como essa letra pode ser interpretada. Vou me arrepender para sempre por qualquer dor que eu tenha causado a alguém com essa letra".
A declaração de Psy continua: "Já fui honrado por tocar em frente a soldados norte-americanos nos últimos meses - inclusive uma apresentação no programa 'Jay Leno' específica para eles - e espero que eles e todos os norte-americanos aceitem minhas desculpas. Mesmo que seja importante expressar opiniões, eu lamento  a linguagem inflamatória e inapropriada que usei para fazê-lo. Em minha música tento dar às pessoas um alívio, um motivo para sorrir. Eu aprendi que, pela música, nossa linguagem universal pode se unir como uma cultura humana, e espero que aceitem minhas desculpas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário